Relações Internacionais Bilaterais e Multilaterais

Políticas Redistributivas em Democracias Federativas Latino-Americanas da Terceira Onda: O Efeito das Eleições para Governador na Composição dos Gastos nas Províncias Argentinas e nos Estados Brasileiros

Este projeto de pesquisa é orientado por três questões que visam testar se existem aumentos de despesas específicas antes das eleições e se outros tipos de gastos são contraídos pelos governos das províncias argentinas e dos estados brasileiros. A primeira é, desde a democratização, as eleições serviram como catalisador para mudanças na composição dos gastos dos governos das provinciais argentinas e dos estados brasileiros? Em segundo lugar, as eleições para governadores realizadas durante a transição democrática são mais propensas a provocar grandes mudanças nas alocações orçamentárias para tipos específicos de gastos das províncias o dos estados? Em terceiro lugar, qual é o impacto do federalismo no comportamento do gasto fiscal nas províncias argentinas e nos estados brasileiros em anos eleitorais? Para respondê-las, este projeto irá realizar uma análise de como as eleições para governador influenciaram a composição dos gastos dos governos províncias na Argentina e estaduais no Brasil desde o início da democratização até 2009.

 

De Lorena Guadalupe Barberia e George Avelino Filho.

 

 

 

 

Lorena Guadalupe Barberia

Mini CV:

Professora doutora do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo, pesquisadora principal do Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI), pesquisadora principal do Centro de Estudos em Política e Economia do Setor Público (CEPESP) da Fundação Getúlio Vargas-São Paulo e pesquisadora associada do David Rockefeller Center for Latin American Studies da Harvard University. Ela é doutora pela Fundação Getúlio Vargas-EAESP em Administração Pública e Governo, mestra em Políticas Públicas pela John F. Kennedy School of Government da Harvard University e concluiu sua graduação em economia e espanhol pela University of California, Berkeley.Trabalhou no Equador e Panamá como Economista Junior e em projetos de pesquisa sobre as economias em transição no Harvard Institute for International Development. De 2001 até abril de 2011, ela foi Program Associate no David Rockefeller Center for Latin American Studies (DRCLAS) da Harvard University.
 

Currículo Lattes
Pesquisas

Publicações